Imagem:Google

 

As Redes sociais são um espaço virtual que permite a interação entre usuários, possibilitando o compartilhamento de informações (vídeos, imagens, texto, links, etc.).

Atualmente existem centenas de redes, de forma que é importante fazer uma análise para escolher as que mais interessam para, então, poder implementar estratégias de Mídias Sociais. Cada uma possui características específicas, algumas ao mais  com o intuito de se conhecer pessoas novas; outras mais genéricas, possibilitando compartilhamento de informações diversas; outras são mais específicas, agrupando pessoas com um interesse em comum, entre tantas outras características.

As Redes Sociais podem ser divididas em Horizontais e Verticais:


1. Redes Sociais Horizontais 
são redes mais genéricas, permitindo uma grande movimentação de conteúdo compartilhado. São exemplos: Facebook, Twitter, Google+. Sua função é de conectar pessoas. Por ter esse caráter mais genérico, possibilita um número elevado de participantes.

As redes horizontais são indicadas para quem tem um público muito diversificado e pouco segmentado. Os anunciantes das mesmas, geralmente utilizam as ferramentas Google AdWords Yahoo Search, para promoverem suas marcas, produtos.

O Facebook pelo tamanho e importância que ganhou, possui uma ferramenta própria para quem quiser fazer anúncios dentro dele, o Facebook Ads. É uma ferramenta que permite a geração de grande lucro, em função do número de Page Views, fazendo que os anunciantes invistam mais para poderem atingir diferentes usuários e possíveis clientes, além de mais “curtidores” em suas páginas. Essa lógica também é utilizada pelo Google AdWords Yahoo Search.


2. Redes Sociais Verticais, 
ao contrário das horizontais, são mais segmentadas, por filtrar os usuários de acordo com interesses. Esse aspecto de filtrar os integrantes permite a aproximação de pessoas que tenham um interesse em comum.

São geralmente voltadas para o debate de um assunto em específico (trabalho, música, filmes,…),  de forma que os usuários formem um público mais restrito. Assim, possuem menos integrantes que as horizontais, exatamente por afunilarem o perfil do mesmo.  Exemplos:  LinkedIn e MySpace.

Por serem segmentadas, possuem mais conteúdo sobre um determinado assunto, o que acaba acarretando em usuários mais especializados. Dessa forma, há uma melhor identificação dos hábitos de consumo do público alvo.


Conclusão

É importante definir as melhores redes, conforme seu perfil para poder analisar e aplicar as Estratégias de Marketing Digital. Mas, além disso, é necessária a produção de bons conteúdos relacionados ao seu perfil. Pois do que adianta estar presente em tantas redes, se a relevância das informações contidas não é alta, se não há interessados na mesma, de forma que não geram o compartilhamento de todo esse conteúdo ou agrega mais integrantes / interessados.

 

Referências:

 

Facebook Comments
Redes Sociais Horizontais x Redes Sociais Verticais
Tagged on:         

One thought on “Redes Sociais Horizontais x Redes Sociais Verticais

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X