Introdução sobre como trabalhar com vetores - Estúdio 3B Design

Hoje compartilho um artigo da  Equipe do Bigkstock, sobre como trabalhar com vetores no Illustrator. Segue abaixo, então:

1

Figura 1

Vetores são imagens que são adequadas para ilustrações que contêm medidas precisas. Um vetor é diferente de uma imagem bitmap (jpg) porque suas informações são muito mais simples e podem ser dimensionadas para qualquer tamanho e editadas livremente. Os vetores não são úteis para exibir imagens tão reais quanto fotos porque esses tipos de imagens geralmente não contêm formas e curvas bem definidas. Neste tutorial, você aprenderá a trabalhar com um vetor para torná-lo facilmente editável para você. Você mudará a cor de formas individuais, colorirá muitas formas juntas e editará um caminho que é o que define uma forma no Illustrator.

Vamos usar este vetor do colaborador Fixer00.

1. Localize sua imagem de vetor. Para restringir sua pesquisa apenas para imagens de vetor, certifique-se de que a caixa de seleção “Vetores” esteja clicada. Assim que você localizar sua imagem, faça download dela, certificando-se de clicar na opção “vetor”. Você fará o download de um arquivo .eps.

2

Figura 2

2. Abra sua imagem de vetor no Illustrator. Para editar uma imagem de vetor, você deverá ter o Adobe Illustrator. Depois de fazer o download, abra a imagem .eps no Illustrator. Depois de abrir, seu vetor será exibido em uma prancheta, que é um espaço de trabalho em branco no seu arquivo.

3Figura 3

3. Zoom. Para aplicar mais e menos zoom ao espaço de trabalho, use a ferramenta zoom. Mantenha pressionado o botão “Option” para aplicar mais zoom. Para obter um atalho de teclado, use command-mais (+) ou command-menos (-) no Mac e alt-mais (+) e alt–menos (-) no PC.

 4

Figura 4

4. Dê uma olhada na paleta de camadas. Se a paleta de camadas não estiver visível, abra-a em Janela>Camadas. Aqui você verá que é possível selecionar formas individuais, alterar a ordem das formas, alternar a visibilidade e executar outras ações, todas a partir da paleta de camadas. Se você clicar na seta próxima a um grupo, verá quais formas estão contidas em um grupo. Um grupo são duas ou mais formas que podem ser selecionadas, movidas, redimensionadas, coloridas juntas como se fossem uma única forma. Isso também ajuda a organizar objetos e formas e torná-las gerenciáveis.

5

 Figura 5

5. Ferramenta Selecionar. Na barra de ferramentas, a primeira ferramenta, que é uma seta preta, é a ferramenta “Selecionar”. Use-a para selecionar formas e caminhos do seu vetor. Clique no seu vetor para selecionar. Como você pode ver a partir da paleta de cores, o vetor inteiro é agrupado, portanto agora tudo está selecionado. Para desagrupar sua seleção, vá para Desagrupar objeto ou use command-shift-G em um Mac ou control-shift-G em um PC. Agora você poderá selecionar elementos mais específicos do seu vetor. Agora, nós clicaremos em uma das formas rosa-claro. Este é um caminho composto, que é um grupo de caminhos que agem como um caminho, portanto todo o cérebro rosa-claro será selecionado. – Isso estará identificado na sua paleta de cores. Você poderá liberar este caminho composto indo para Objeto>Caminho composto>Liberar

6

Figura 6

6. Paleta de cores. Agora selecione uma das formas do cérebro rosa-claro clicando nela. No lado direito da tela, você poderá alternar a paleta de cores. Se ela não estiver lá, vá para Janela>Cor>Cor. Certifique-se de que o modo de cor desejado é exibido, clicando no menu suspenso no canto superior direito da paleta de cores e selecionando um modo de cor.

7

Figura 7

Neste caso, estou usando CMYK. Para ajustar a cor, use os controles deslizantes, clique na barra de cores na parte inferior ou dê dois cliques na amostra de preenchimento no canto superior esquerdo. Eu optei por aumentar o valor Y e tornar essa forma amarela. Você dará à forma um traço ou fará um realce, clicando na amostra de traço (atrás da amostra de preenchimento) e atribuindo a ela uma cor.

8

Figura 8

9

Figura 9

7. Seleção direta. A ferramenta de seleção direita é uma seta branca na sua barra de ferramentas abaixo da ferramenta de seleção. Você poderá usar esta ferramenta pra selecionar formas que fazem parte de um grupo ou editar pontos em um caminho. Clique na ferramenta de seleção direta e clique na borda de uma das formas de cérebro rosa-claro. As formas estão em um caminho. Você verá os pontos do caminho serem exibidos. Eles são brancos porque não estão selecionados. Continuando a usar a ferramenta de seleção direta, clique em um dos pontos. Você poderá mover o ponto clicando e arrastando. Também poderá mover os pontos um pouco por vez (deslocar) usando as teclas de seta. Você também verá que assim que o ponto for selecionado, suas alças de curva serão exibidas. Ainda usando a ferramenta de Seleção direta, você poderá clicar e arrastar as extremidades das alças de curva.

10

Figura 10

8. Selecionar iguais. Use a ferramenta Selecionar para seleciona uma das formas do cérebro rosa-claro. Vá para Objeto>Igual>Preenchimento e traço. Isso selecionará tudo no documento, que é a mesma coisa que selecionar Preenchimento e traço, portanto todas as formas do cérebro rosa-claro serão selecionadas.

9. Conta-gotas. Um conta-gotas alterará a cor de uma forma selecionada, usando uma amostra de uma cor que existe em sua prancheta. Com todas as formas do cérebro rosa-claro selecionadas, clique na ferramenta Conta-gotas que está próxima à parte inferior da sua barra de ferramentas no lado esquerdo da tela. Com todas as formas do cérebro rosa-claro selecionadas, clique na forma do cérebro amarelo que você ajustou anteriormente ou em qualquer forma de outra cor. Agora, todas as formas do cérebro rosa-claro devem corresponder à forma na qual você usou o conta-gotas.

11

Figura 11

Isso é só uma das coisas maravilhosas que você pode fazer no Illustrator com um banco de vetores. A maravilha sobre os vetores é que eles são extremamente editáveis e flexíveis, portanto, se você aprender essas técnicas, poderá baixar um vetor Bigstock e personalizá-lo para qualquer projeto. Boa sorte!

 Equipe do Bigkstock

Introdução sobre como trabalhar com vetores

Comments

comments

Tagged on:         

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X
Share This